Comecei a programar com javascript, python, ruby, e php, todas de auto nível, tipagem dinâmica, gerenciadores de bibliotecas simples (menos javascript). Eu sinto que estou perdendo uma oportunidade de aprender umas coisas legais com c e c++.
Eu acabei de começar com c++, fiz uns scriptzinhos bobos que pegam informações do sistema em /sys.
Bom, eu só queria saber se tem algo de importante que preciso aprender com essas linguagens (sendo um desenvolvedor web meio iniciante meio mediano, não sei bem meu nível rs).
Aliás, uma perguntinha, eu vi que as libs são distribuídas pelo gerenciador de pacotes da distro linux, então, em uma equipe de desenvolvedores, como vocês lidam com as diferentes versões das libs em cada distro? alguém que usa arch vai ter libs muito mais atualizadas do que quem usa um debian, por exemplo.
Trabalho com Delphi (uma versão mais antiga, relativamente baixo nível comparado a C++) a uns 6 anos. Eu diria que a linguagem em sí não é tão importante, mas sim saber manter um código organizado e fácil de dar manutenção (o seu “eu” do futuro não vai lembrar o que se passa agora).
Agora, uma coisa que percebi que me afetou usando uma linguagem assim (principalmente sem Garbage Collector) é ter noção da memória utilizada pelo código, além de compreender melhor como usar objectos, referências, ponteiros, etc…
No geral, saiba manter um código de fácil manutenção que isso acaba sendo o mais importante.